18ª Feira de Doçaria Conventual e Tradicional

18ª Feira de Doçaria Conventual e Tradicional
Portalegre, 13 a 15 de abril

Portalegre recebe a 18ª edição da Feira de Doçaria Conventual e Tradicional, entre os dias 13 e 15 de abril, no Mosteiro de S. Bernardo, mantendo a tradição de aliar várias áreas do património local num único evento.
Aqui, o património gastronómico constituído pela doçaria conventual e tradicional da Península Ibérica, ganha dimensão num espaço patrimonial conventual de onde são originários alguns dos doces mais conhecidos de Portalegre, como os Rebuçados de Ovo.
Como em anos anteriores, o Mosteiro de S. Bernardo abre as suas portas para receber os cerca de 40 doceiros nacionais e da vizinha Espanha e todos os visitantes que queiram conhecer o antigo mosteiro feminino cisterciense, um dos ex-libris da arquitetura religiosa, barroca, manuelina, renascentista em Portalegre. A igreja do mosteiro integra o túmulo de D. Jorge de Melo, Bispo da Guarda, um dos mais sumptuosos túmulos renascentistas, decorado com uma imagética alusiva à sua vida amorosa.
Na edição que celebra a “maioridade” desta iniciativa, há algumas novidades a destacar: a Mostra de Xícaras, com peças cedidas pelo Museu Municipal de Portalegre e pelo Solar das Avencas, e a apresentação do livro “Doçaria Portuguesa – Sul”, de Cristina Castro (com prefácio de Maria de Lourdes Modesto).
Este é um livro que integra uma abrangente recolha de doçaria portuguesa contemporânea, onde se conta a história e a origem de 172 doces, com destaque para as especialidades doceiras do Algarve, Alentejo e Península de Setúbal. Constitui-se como uma obra de referência para profissionais e curiosos, sendo considerado o melhor guia para adoçar qualquer viagem.
Complementarmente à promoção dos doces conventuais, a doçaria tradicional também marca presença na Feira, com algumas especialidades locais como a Boleima de Portalegre ou o Bolo Finto.
Os Concursos de Doçaria e Licores, pela mão da Confraria Gastronómica do Norte Alentejano, da Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre, da Natur-al-Carnes e da Qualifica OriGIn Portugal, continuam a ser outro dos pontos altos da Feira.
Outra das referências desta iniciativa é o Atelier Mãos na Massa, pensado para os mais pequenos, e que constitui uma oportunidade para explorar o mundo dos sentidos: ouvem sons, mexem nos ingredientes, veem cores e formas, cheiram e provam os doces que eles próprios confecionam, ao mesmo tempo que são sensibilizados para a importância do património cultural e gastronómico local, ficando a conhecer melhor os espaços de onde são originários os Doces Conventuais.
Na sala de Armas do Mosteiro estará instalado um Salão de Chá, explorado pela Conferência de S. Vicente de Paulo.
A Feira de Doçaria Conventual e Tradicional de Portalegre é um certame animado pelas associações culturais do concelho, herdeiras da história e etnografia locais ou de cariz mais contemporâneo, mas sempre com reportórios muito apelativos.
Para encerrar com chave de ouro, entre as 14h00 e as 20h00 de dia 15 (domingo), a animação está a cargo do programa “Somos Portugal”, da TVI, que será transmitido em direto.
No último dia, o público pode assistir aos espetáculos proporcionados pelo programa “Somos Portugal”, da TVI, transmitido em direto, entre as 14h00 e as 20h00. Uma tarde inteira de emissão que dará a conhecer o melhor do que se faz em Portalegre, da gastronomia ao artesanato, passando pelo promoção cultural e turística, com entrevistas a diferentes convidados e muitas atuações musicais.
Realizada desde 2001, a Feira de Doçaria Conventual e Tradicional é um dos eventos de referência na programação anual do concelho, consolidada há muito como uma das “embaixadoras” de Portalegre na dimensão internacional enquanto polo de defesa da autenticidade dos Doces Conventuais.
No âmbito de uma candidatura ao Prémio Turismo, na Vertente Eventos, promovido pela Entidade Regional de Turismo do Alentejo, esta feira recebeu uma menção honrosa.
Trata-se de uma organização do Município de Portalegre, em parceria com a Qualifica OriGIn Portugal, com o apoio da Entidade Regional de Turismo do Alentejo, do Turismo de Portugal e o apoio institucional da Escola Prática do Agrupamento de Instrução da GNR de Portalegre.
Através deste e de outros eventos, a Câmara Municipal de Portalegre continua a trabalhar no sentido de promover as potencialidades do concelho, tendo como principal missão a promoção da qualidade de vida dos residentes e dos visitantes, sempre numa perspetiva de valorização do património material e imaterial e dos seus recursos endógenos.

Para mais informações:
Câmara Municipal de Portalegre
Gabinete de Imagem e Comunicação
Telf: +351 245 307 523
e-mail: gic@cm-portalegre.pt

Organização e Apoios
18ª Feira de Doçaria Conventual e Tradicional
Posto de Turismo

Rua Guilherme Gomes Fernandes, nº 22
7300-186 Portalegre
Telf: 245 307 445
E-Mail: turismo@cm-portalegre.pt
Horário de Funcionamento:
De Segunda-Feira a Domingo: 09:00 h – 13:00 h / 14:00 h – 18:00 h